________________________________________


CITOLÓGICOS DE COLO DO ÚTERO, MAMA E LÍQUIDOS

1. REQUISIÇÃO:
     Para obter impresso do formulário de requisição de exames citológicos (acessar os links abaixo relacionados aos FORMULÁRIOS).
     Preencher os campos do formulário usando caneta e LETRA DE FORMA LEGÍVEL Identificação da Unidade de Saúde (CNES, nome e município).
     Indicação do número do Cartão SUS do paciente, que deverá conter no mínimo 15 dígitos, nome completo e data de nascimento.
     Dados residenciais contendo endereço completo incluindo município e CEP. Assinatura e carimbo do profissional solicitante.

2. NÃO RASURAR O IMPRESSO, NEM USAR CORRETIVO: 
     Caso seja necessário, favor preencher novo formulário.

3. IDENTIFICAÇÃO DAS LÂMINAS:
     As lâminas contendo os esfregaços cervico-vaginais ou de mama devem ser identificados no momento da coleta, individualmente.

A. Citologia de Colo do Útero

Lamina

Identificar a extremidade fosca da lâmina utilizando lápis preto nº 2 (caneta ou lapiseira não suportam o processo de coloração).


NÃO RASURAR, SE NECESSÁRIO USE BORRACHA.


A identificação deve apresentar o CNES da Unidade de Saúde as INICIAIS DO NOME da paciente e o Nº DE REGISTRO QUE IDENTIFICA O EXAME NA UNIDADE, cópia fiel dos dados constantes no formulário de requisição de exame.

 
B. Citologia de Mama
     Em caso de secreção em ambas as mamas, coletar em lâminas separadas o material de cada mama e identificar a lateralidade da mama na lâmina correspondente (incluir “MD” para mama direita ou “ME” para mama esquerda), além dos demais itens de identificação referidos nas orientações da citologia de colo do útero.

4. PREPARO DO ESFREGAÇO:
     Colocar o material em uma lâmina e com a borda de outra lâmina, fazer o esfregaço fino e homogêneo. Fixar imediatamente.

5. FIXAÇÃO DO MATERIAL:
 
A. As lâminas contendo esfregaços de colo do útero ou mama devem ser fixadas imediatamente, no momento da coleta, com polietilenoglicol ou propinilglicol, cobrindo todo o material coletado.

B. Os líquidos deverão ser fixados em álcool 70%, meio a meio (colocar volume igual do líquido coletado e do álcool no frasco com identificação do paciente e identificação do material).

6. ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL:
 
A. No caso de lâminas, ordená-las em caixa apropriada para transporte (madeira ou plástico).

     **A ordem estabelecida na caixa de transporte deve ser respeitada para a organização dos formulários e para a elaboração da relação de remessa: A PRIMEIRA LÂMINA DA CAIXA SEMPRE DEVERÁ CORRESPONDER À PRIMEIRA FICHA E AO PRIMEIRO NOME DA RELAÇÃO DE REMESSA E ASSIM SUCESSIVAMENTE.
 
Formulários
Orientações para coleta de citologia Cervicovaginal - PAPANICOLAOU
Requisição de exame Citopatológico de Colo do Útero
Requisição de exame Citopatológico de mama
Requisição para exame Citológico de outros líquidos
Relação de remessa (Exclusiva para citologia do colo do útero - Papanicolaou)

FOSP

Conheça a Fundação

Contato

Fale Conosco

Licitações

Editais

Telefones

Lista de ramais


FOSP - Fundação Oncocentro de São Paulo
Rua Oscar Freire, 2396 - Pinheiros São Paulo, SP - CEP 05409-012 | Tel (11) 3797-1800 - Fax (11) 3797-1804
Copyright (c) 2009-2017. Fundação Oncocentro de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.