________________________________________


Novo curso sobre ações de rastreamento e detecção precoce do câncer de mama beneficiará diversos profissionais da saúde.

Treinamento, que ocorrerá através de plataforma de EAD, será possível graças à parceria entre HCB, Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Oncocentro

 

EAD MAMA FOSP

O câncer de mama é o tumor maligno que mais acomete as mulheres no mundo e, infelizmente, responsável também por um elevado número de mortes. Segundo dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no ano de 2014, o Brasil registrou 14.786 mortes por câncer de mama, sendo 3.845 situados no Estado de São Paulo. Dada sua relevância, algumas ações têm sido realizadas na tentativa de detectar precocemente a doença.

 

Neste 8 de março, data na qual comemoramos o Dia Internacional da Mulher, o Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com a Fundação Oncocentro (FOSP) e com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, além da ONG Américas Amigas, está lançando um curso para profissionais da saúde, na modalidade de ensino a distância (EAD), para Capacitação em Ações de Rastreamento e Detecção Precoce do Câncer de Mama.

 

De acordo com Lise Cury, da Fundação Oncocentro de São Paulo, o objetivo é auxiliar os profissionais da rede pública de saúde, que atuam na atenção básica e secundária, para o aperfeiçoamento do atendimento nas situações de queixas mamárias. “A intenção é agilizar a resolução dessas queixas e reforçar os sinais e sintomas que necessitam de encaminhamento para a instituição especializada, tanto das mulheres que apresentam sintomatologia mamária, como das assintomáticas”, afirmou.

 

O curso será ministrado por profissionais da FOSP e do HCB, sendo dividido em módulos que abrangem temas como: Epidemiologia do Câncer de Mama, Sintomas Comuns, Formulários e Sistemas de Informação para Exames de Mama, Rastreamento Mamográfico, Classificação BI-RADS, Abordagem do risco de câncer de mama e Cirurgia Oncoplástica/Reconstrução Mamária. Além disso, será disponibilizada uma vídeo-aula do exame clínico das mamas.

 

Para o médico do departamento de Prevenção do HCB, Bruno Fonseca, o curso espera alcançar aproximadamente 1.200 alunos do estado, demonstrando a grande força do ensino à distância e o impacto na melhoria do atendimento nas cidades participantes.

 

Inscrições

Os coordenadores regionais ou municipais do estado de São Paulo que tiverem interesse em inscrever seus profissionais, devem preencher a planilha de inscrição com dados solicitados e enviá-la à FOSP. O documento está disponível neste link, clique para fazer download. Para contato: lise.cury@fosp.saude.sp.gov.br

 

 EAD Mama FOSP

FOSP

Conheça a Fundação

Contato

Fale Conosco

Licitações

Editais

Telefones

Lista de ramais


FOSP - Fundação Oncocentro de São Paulo
Rua Oscar Freire, 2396 - Pinheiros São Paulo, SP - CEP 05409-012 | Tel (11) 3797-1800 - Fax (11) 3797-1804
Copyright (c) 2009-2016. Fundação Oncocentro de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.