Logotipo comemorativo dos 50 anos da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), com o número 50 estilizado e elementos gráficos que destacam a celebração de meio século de atuação na saúde pública.

Fundação Oncocentro de São Paulo

A FOSP nasceu como FCPO

Trechos retirados da matéria “Governo cria entidade para combater o câncer”. Jornal “A Tribuna” (SP) – sábado, 27 de abril de 1974.

“Os programas de prevenção e combate ao câncer em São Paulo contam agora com uma entidade – a Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia (FCPO)– criada pelo Governo do Estado.

Ao promulgar a lei que institui a fundação, o governador Laudo Natel, (…) assinalou os resultados dos programas de prevenção do câncer ginecológico, desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, e disse ‘que a fundação ora criada, que se integrará ao Programa Nacional de Controle do Câncer, do Governo Federal, será um centro de excelência, isto é, o primeiro núcleo de formação profissional, em nível de graduação, pós-graduação e de especialização em alto nível, para cancerologistas.’

A Fundação Centro de Pesquisas em Oncologia desenvolverá as suas funções em harmonia com o Sistema Nacional de Controle do Câncer, (…) suas principais metas são: realizar estudos, pesquisas e experiências em cancerologia; promover a formação de cancerologistas e treinamento de técnicos especializados; pesquisar novos métodos de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer e de doenças correlatas; difundir as melhores técnicas cirúrgicas, de radiação, de quimioterapia e de imunologia; desenvolver esforços visando identificar e prevenir fatores cancerígenos químicos, físicos ou biológicos; divulgar, entre profissionais de medicina e outros ligados à área de saúde, bom como junto ao público, ensinamentos essenciais sobre cancerologia; registrar os casos de câncer e empreender estudos epidemiológicos; cooperar técnica e administrativamente com entidades públicas e particulares, mediante convênios, para os fins de pesquisa, ensino e assistência em cancerologia; e exercer outras atividades relacionadas com esses objetivos.”

Fonte: “Governo cria entidade para combater o câncer”.  A Tribuna (SP). Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em: http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=153931_02&pagfis=57860. Acesso em: dez. 2022.

You may also like these

Pular para o conteúdo