Logotipo comemorativo dos 50 anos da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), com o número 50 estilizado e elementos gráficos que destacam a celebração de meio século de atuação na saúde pública.

Fundação Oncocentro de São Paulo

A prótese mamária que virou patente da Fundação

O Setor de Reabilitação da Fundação Centro de Pesquisas em Oncologia – FCPO (atual Fundação Oncocentro de São Paulo) nasceu sob a coordenação do Dr. Edmundo Pinto da Fonseca, atuante no setor de reabilitação protética e na época, chefe dos departamentos de Cirurgia, Traumatologia e Buco-maxilo-facial da Faculdade de Odontologia da USP.

Esse centro previa a formação de pessoal com o objetivo de oferecer qualidade de vida ao paciente e reforçando sua autoestima. O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) era o responsável por grande parte do número de cirurgias dos pacientes atendidos na Fundação. Como a maioria das mulheres que ia para a mesa cirúrgica saía mastectomizada, o Dr. João Sampaio Góes (presidente da Fundação) pediu para que o Dr. Edmundo desenvolvesse uma prótese. A partir de um molde, montou um modelo que seguia o formato da mama. Dessa ideia saiu o piloto para uma série de outras próteses mamárias produzidas pela Fundação. Tempos depois chegou a patente em nome de Edmundo Pinto da Fonseca, posteriormente doada à FCPO.

Edmundo Pinto da Fonseca
[Fonte: Capucci; Gonçales, 2003]

Fonte: CAPUCCI, F.; GONÇALES, T. Filosofia Sampaio Góes: IBCC – 35 anos (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer). São Paulo: Editora Activa Comunicação. 2003.

You may also like these

Pular para o conteúdo