Logotipo comemorativo dos 50 anos da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), com o número 50 estilizado e elementos gráficos que destacam a celebração de meio século de atuação na saúde pública.

Fundação Oncocentro de São Paulo

A versão paulista do Programa Nacional de Combate ao Câncer

Em 1967, o Dr. João Sampaio Góes Júnior (cancerologista, mastologista e anatomopatologista) inaugurou o Instituto São Camilo de Prevenção e Tratamento do Câncer Ginecológico, no bairro da Pompeia, em São Paulo. No ano seguinte, na Liberdade, fundou o Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Obstetrícia e Ginecologia (Ibepog), origem do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC). Em 1969, o médico iniciou um grande trabalho de prevenção do câncer de colo uterino na cidade de São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, que serviu de base para todos os demais trabalhos desenvolvidos por ele não apenas no estado de São Paulo, mas em todo o Brasil.

Na década de 1970, Sampaio Góes assumiu o cargo de diretor da Divisão Nacional do Câncer (DNC), órgão ligado ao Ministério da Saúde e criou o Programa Nacional de Controle do Câncer (PNCC). A partir dessa iniciativa, equipou os hospitais oncológicos de todo o país e foi premiado em várias partes do mundo. Em 1974, criou a Fundação Centro de Pesquisa em Oncologia (FCPO), que posteriormente seria renomeada como Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP).

CAPUCCI, F.; GONÇALES, T. Filosofia Sampaio Góes: IBCC – 35 anos. Instituto Brasileiro de Controle do Câncer. São Paulo: Editora Activa Comunicação, 2003, p. 23-4.

You may also like these

Pular para o conteúdo