Logotipo comemorativo dos 50 anos da Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP), com o número 50 estilizado e elementos gráficos que destacam a celebração de meio século de atuação na saúde pública.

Fundação Oncocentro de São Paulo

Mário Kroeff e o Serviço Nacional de Câncer

Mário Kroeff nasceu em 13 de outubro de 1891, na cidade de São Francisco de Paula de Cima da Serra (RS), e iniciou a faculdade de Medicina em 1910. Em 1917, fez seu primeiro concurso e se tornou primeiro-tenente do Exército, tendo servido pela Marinha na Missão Médico-militar na I Guerra Mundial (1914-1918). Em 1920, deixou a carreira militar, mesmo ano em que foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, depois, Departamento Nacional de Saúde.

Kroeff relatou que datava de 1921, o Instituto de Radium (BH), o pioneiro do país destinado aos portadores de neoplasias. Em 1929, prestou concurso para livre docente de clínica cirúrgica e começou a se empenhar na defesa de algo que considerava essencial para o desenvolvimento do tratamento do câncer: a criação de uma unidade hospitalar especializada na doença.

Em 1937, foi criado o Centro de Cancerologia do Serviço de Assistência Hospitalar do Distrito Federal (RJ), que veio a se constituir no atual Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 1941, a necessidade de ampliar as ações na luta contra o câncer levou à criação do Serviço Nacional de Câncer (SNC), cujos objetivos eram organizar, orientar e controlar a doença no país. Kroeff foi nomeado diretor desse novo projeto.

A partir desta iniciativa, houve uma primeira expansão de clínicas de tratamento de câncer em diversos estados brasileiros e se realizaram campanhas nacionais de educação sanitária, para fins de esclarecimento da população sobre a importância do diagnóstico precoce. Em 1944, Kroeff fundou um hospital no bairro da Penha (RJ), dedicado à prevenção e ao tratamento da doença – o Asilo dos Cancerosos -, atualmente denominado Hospital Mário Kroeff. Ao longo de sua trajetória, permeada por obstáculos e conquistas, angariou bastante visibilidade na imprensa com seus feitos cirúrgicos, sendo considerado um “guardião” da prevenção e do tratamento do câncer no Brasil. Mario Kroeff faleceu em 23 de dezembro de 1983, na cidade de Vassouras (RJ).

Mário Kroeff [Fonte: Centro Cultural do Ministério da Saúde]

Fontes:

Trajetória de Mário Kroeff. História do Câncer: atores, cenários e políticas públicas. Disponível em: http://www.historiadocancer.coc.fiocruz.br/index.php/pt-br/imagens/36-imagens/mario-kroeff/332-mario-kroeff. Acesso em: mar. 2023.

BARRETO, E. M. T. Acontecimentos que fizeram a história da oncologia no Brasil: Instituto Nacional de Câncer (INCA). Revista Brasileira de Cancerologia 2005; 51(3): 267-275. Disponível em:

https://ninho.inca.gov.br/jspui/handle/123456789/5860. Acesso em: mar. 2023.

O campeão na luta contra o câncer no Brasil. Centro Cultural do Ministério da Saúde. Disponível em: http://www.ccms.saude.gov.br/inca80anos/historia/mariokroeff.html. Acesso em: mar. 2023.

You may also like these

Pular para o conteúdo