Na década de 1970, quando a FCPO (Fundação Centro de Pesquisa de Oncologia), atual FOSP, mudou-se para o prédio situado à Rua Oscar Freire, a ideia do presidente, João Sampaio Góes Jr, era erguer um hospital no mesmo terreno. Em 1977, Góes mostrou a planta do futuro hospital ao Conselho explicando que, de início, seriam construídos o subsolo (Radioterapia), andar térreo (Bomba de cobalto) e um ou dois pavimentos.
O projeto do Hospital seria pensado pelo engenheiro e arquiteto hospitalar, Jarbas Karman (1917-2008). Karman tinha em seu portfólio mais de duzentas obras projetadas no Brasil, na América Latina, na África e na Europa.
A obra não foi concluída por falta de verba, tendo o esqueleto da construção ficado exposto por muitos anos. No começo da década de 2000, o terreno foi desmembrado e cedido para a construção do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI). Um hospital público ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) que iniciou suas atividades em dezembro de 2002.
Fonte:
Livro de Atas das reuniões do Conselho de Curadores – 1974-1986 [Livro nº1]. GOMES, Elgson Ribeiro. Jarbas Karman e a Arquitetura Hospitalar. IPH, s/d. Disponível em: https://www.iph.org.br/revista-iph/materia/jarbas-karman-e-a-arquitetura-hospitalar. Acesso em: jan. 2024.
SOBRE o ITACI. Instituto de Tratamento de Câncer Infantil. Disponível em: https://www.itaci.org.br/#:~:text=Sobre%20o%20ITACI&text=Iniciou%20suas%20atividades%20em%20dezembro,do%20Servi%C3%A7o%20de%20Onco%2DHematologia. Acesso em: jan. 2024